
7 dicas para diminuir o desperdício e aumentar a segurança das instalaçoes:
1ª) Instale vários disjuntores. (Quanto mais circuitos houver, melhor será a distribuição da carga elétrica)
2ª) Utilize fiação compatível. (Fio fino aumenta o consumo)
3ª) Equipamento novo, moderno, consome menos energia. (Exemplo: Reator eletrônico)
4ª) Evite emendas. (O fio de cobre é um excelente condutor, e só. A sua maleabilidade impede contatos perfeitos e duradouros. Utilize conexões com braçadeiras de aço. As inovações da DERSEHN permitem maior aperto na junção de fios e cabos elétricos, sem que sejam mutilados. Proporcionam menores perdas na passagem da corrente elétrica e consequentemente contas com valores mais interessantes. Já existem resultados com reduções ente 25 e 60%.)
5ª) Não anule o fio terra dos aparelhos. Ao contrário, faça um bom sistema de aterramento na sua residência e no seu local de trabalho. (A função do fio terra é minimizar os efeitos do choque na pessoa.)
6ª) Revise as instalações a cada 10 anos pelo menos. Manutenções preventivas reduzem consideravelmente desperdícios e acidentes. (Orientação do Instituto Brasileiro do Cobre - Procobre.)
7ª) Contrate eletricista. As lojas indicam bons profissionais. (Instalação elétrica não é para amador e nem curioso.)
Projeto
Uma instalação elétrica é composta por centenas de componentes e produtos que devem ser escolhidos e instalados adequadamente, resultando em um funcionamento correto e seguro para os usuários.
Por isso é fundamental a realização de um projeto devidamente elaborado por profissionais capacitados, evitando que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.
A contratação do projeto elétrico contribui também na economia para o usuário, que terá uma lista exata de materiais a comprar, evitando sobras e desperdícios.
ReformaA qualidade de uma instalação elétrica depende muito do serviço executado.
É importante que a instalador execute a reforma de acordo com o projeto elétrico, a ainda que utilize componentes adequados, adotando técnicas corretas e que atendam as normas existentes.
Diagnóstico
A instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnica NBR5410 (da ABNT), que dá os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações de baixa tensão devem apresentar, garantindo assim o seu correto e seguro funcionamento.
O que fazer no caso de alguém ser atingido por um choque elétrico?
Providencie socorro médico imediatamente.
Em acidentes com eletricidade, é preciso ser rápido, pois os primeiros três minutos após o choque são vitais para o acidentado.
1. Não toque na vítima ou no fio elétrico sem saber se os fios estão ligados ou não.
2. Desligue a tomada ou a chave geral se for acidente nas instalações internas. Se for um problema na rede elétrica externa, chame a empresa fornecedora de energia.
3. Se não for possível desligar a chave geral, remova o fio ou a vítima com a ajuda de um material seco não condutor de energia, como madeira, cabo de vassoura, jornal dobrado, cano plástico, corda etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário